Estética dos Membros Inferiores
Foto Estética dos Membros Inferiores A presença de varizes e também de vasinhos (“teias de aranha” ou teleangiectasias) pode gerar desconforto estético para o paciente.
O tratamento adequado, além de tratar a insuficiência venosa, pode ter também como objetivo, melhorar a estética das pernas.
Para isso é necessário um diagnóstico adequado do problema e um planejamento terapêutico. As técnicas utilizadas são a escleroterapia com glicose, escleroterapia com espuma, a microcirurgia, o procedimento cirúrgico com laser e a cirurgia convencional.
Tais técnicas podem ser utilizadas isoladamente ou em conjunto.
Escleroterapia com glicose
A escleroterapia de teleangiectasias, ou secagem dos vasinhos, é um procedimento realizado em consultório com finalidade estética.
Um agente esclerosante, a glicose 75%, é injetado dentro do vasinho a ser tratado provocando uma inflamação da parede do vaso e seu consequente fechamento.
A técnica é de simples aplicação, realizada em consultório médico, com o Cirurgião Vascular.
Escleroterapia com espuma
Foto – Tratamento com espuma A escleroterapia com espuma é uma alternativa para o tratamento das varizes, e muitas vezes utilizada como um tratamento complementar a outras técnicas.
Um agente esclerosante, o polidocanol, é injetado diretamente na veia a ser tratada. Esse método produz uma reação inflamatória na parede da veia e a consequente fibrose, fazendo com que o vaso se feche.
Procedimento pode ser realizado em consultório.
Microcirurgia – remoção de varizes
Remoção cirúrgica das varizes realizado através de microincisões na pele.
Laser (EVLT – endovenous laser treatment)
É um procedimento minimamente invasivo onde uma fina fibra é inserida dentro da veia a ser tratada. A fibra do laser entrega energia para a parede da veia causando seu colapso e fechamento. O fluxo sanguíneo é imediatamente redirecionado para as veias funcionantes ao redor.